Nossa história

           
Entrada da secretaria em 1978


Inaugurada em fevereiro de 1978 a EMEIEF Professora Maria da Graça de Souza,  anteriormente chamada CEAR Vila Floresta, seguia um padrão de 8 salas de aula, salão
comunitário com palco, cozinha, diretoria, piscina, mini-pista de atletismo e quadras
poliesportivas. Em 1989 a 1992 houve a criação dos Centros Comunitários que estavam
ligados a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Em 1997 a 2000 a Secretaria da Educação dividiu-se em duas partes e os Centros
Comunitários ficavam sobre responsabilidade da Secretaria de Cultura, Esportes e
Lazer. Em 2001 a 2004 ocorre a renovação paisagística e nova proposta de atendimento
que reconheça e responda as diversas dificuldades enfrentadas pelos alunos nos
aspectos de tempos e ritmos diferenciados, identidades culturais distintas e condições
sociais e econômicas dispares. Para este projeto os antigos centros Comunitários
passam a ser chamados de  CESAS ( Centros Educacionais da Santo André) ao invés de
apenas Centro Comunitário.

Quem foi a professora Maria da Graça de Souza?
Maria da Graça de Souza nasceu em Bastos, Estado de São Paulo, a 20 de abril de 1951,
filha de João de Souza e Elvira Rodrigues de Souza. Em sua cidade natal realiza seus
estudos primários e secundários (atualmente educação infantil e Ensino fundamental) com notável brilho.

No ano de 1973 a família transfere-se para Santo André, onde completa seu curso de magistério na E.E.P.S.G. “Dr. Américo Brasiliense”. Em seguida cursou a faculdade de Educação Física em Santo André ( FEFISA). Em 1975 foi convidada a participar do quadro de funcionários da Secretaria de Educação de Santo André, pelo secretário da Educação Dr. Paulo Ferreira, acompanhando a implantação da pré-escola neste município; como dirigente na atual E.M.E.I.E.F. Professora Angelina Jordão Lupi, em Santa Terezinha e professora na E.M.E.I.E.F. Professora Therezinha Monteiro de Barros Nosé, na Vila Alpina.
Em 1978 passou a trabalhar junto à equipe técnica de Educação Infantil como orientadora de Educação Física para pré-escola e em 1980 passou a exercer a função de técnica de voleibol, na Divisão de Esportes, atualmente Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer. Algumas professoras que trabalharam com ela foram professoras desta escola e sempre lembraram da colega com muito respeito e carinho.

Vítima de acidente, Maria da Graça de Souza vem a falecer a 30 de setembro de 1981.
Percebemos, no ano de 2014, nossa escola voltando a ser vista pela comunidade como referência e espaço de discussão das problemáticas do bairro. Ela faz parte de um complexo maior, o Centro Educacional de Santo André (CESA) Vila Floresta que desenvolve uma proposta de inclusão social em atividades culturais e recreativo-formativas.  A população tem acesso a programações educativas e socioculturais, biblioteca e espaços diferenciados para atividades físicas, onde são realizadas exposições e cursos.

Fazendo parte do entorno escolar há trilhas de caminhada e o complexo CESA composto por 2 quadras abertas, uma quadra fechada (onde nossos alunos fazem as aulas de Educação Física), um campinho de futebol , pista de Skate e um parque com brinquedos maiores e aparelhos de ginástica. Também frequentam semanalmente a biblioteca do CESA e a piscina apenas nos meses de maior calor, onde as aulas são ali realizadas com acompanhamento do professor e salva-vidas. Este complexo atende tanto a comunidade quanto os alunos da escola, o que faz com que tenhamos alguns conflitos com os usuários quanto ao respeito do direito de frequentarmos estes espaços também, além de exigir parceria e articulação constante entre os gestores do CESA e da EMEIEF.

Texto parcial extraído do PPP - Projeto Político Pedagógico 2014.

Nenhum comentário: