Conselho Mirim


"...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros, etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós." Manoel de Barros


O CONSELHO MIRIM é representado por um grupo de alunos, atuando em conjunto e definindo caminhos para deliberações sobre assuntos relacionados a escola e à comunidade em geral. 

É um espaço privilegiado de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação dos alunos e promovendo a cultura da gestão democrática. Seus participantes são eleitos pelos colegas de sala e têm como função trazer para a gestão escolar, questões observadas no dia-a-dia e que podem ser melhoradas na escola  e levar para os colegas os encaminhamentos dados às mesmas.

No mês de março de dois mil e quatorze, teve início em nossa unidade, diversas discussões sobre o tema. Em algumas salas mantiveram-se os mesmos conselheiros eleitos ano passado, porém em outras foi realizada nova votação para a eleição de novos membros. Neste mesmo movimento foram eleitos também os representantes do "Mais Educação". O projeto Mais Educação é um projeto que promove a ampliação de 02 horas a mais na carga horária escolar oferecendo oportunidades educativas diferenciadas, dentro da tarefa de educar. Embora (como) estes alunos façam parte do ambiente escolar eles também têm seus representantes dentro do projeto (Conselho Mirim), buscando idéias para a melhoria do mesmo. Segue abaixo o nome dos representantes eleitos:

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
- Avaliação da Realidade - Monique
- Discussão -Sara
- Estímulo - André
- Propostas - José Gabriel e Bárbara
- Organização - Yasmim; João Victor e Mayara
- Construção de Idéias - Ana Clara

DEFESA DE INTERESSES
Responderam à seguinte pergunta: Por que é importante participar destes movimentos? 
Marcelo - "...para melhorar a escola."
Pedro Henrique - " Para poder falar das coisas que precisam melhorar."
Lorena - " Para conhecer o prefeito."
Erick  e Letícia - " É importante para poder ajudar a escola."
Gustavo e Daiane - "Para poder representar a escola e perceber que a gente pode ajudar."
Giovana, Arthur e Giovana - "Porque é legal!"

MAIS EDUCAÇÃO
Representantes: Jefferson e Arthur

Ainda em março, teve início as discussões sobre o PPA Criança - Plano Pluri Anual - Os alunos foram orientados por seus professores, e depois de algumas conversas e visitas ao entorno da escola, puderam avaliar e opinar sobre melhorias necessárias à cidade, ao bairro e à escola.
Nessas discussões as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o processo de planejamento da cidade aprendendo sobre democracia e orçamento público.
Depois de algumas conversas em sala de aula, as crianças reuniram-se numa plenária para juntas pensarem o que seria mais importante ser realizado, sempre com a coordenação de um professor.

1ªs. Reivindicações dos alunos em relação à escola:
- trocar telhado
- arrumar os banheiros das meninas e dos meninos
- trocar as lâmpadas
- arrumar as portas e os vasos quebrados
- cobrir a piscina / aquecer a água
- arrumar os vestiários
- trocar as lâmpadas queimadas das salas
- arrumar a goteira do pátio
- colocar ventiladores nas salas e no pátio
reformar o parque / colocar brinquedos novos
- ampliar o CESA (muitas atividades e só 02 salas)
- cobrir as quadras e o parque

2ªs. Reivindicações dos alunos em relação ao bairro:
- concluir as obras dos apartamentos para tirar as famílias dos alojamentos
- limpar o córrego
- ampliar o posto de saúde - melhorar o atendimento, contratar mais médicos
- implantar uma ronda policial / instalar posto policial

3ªs. Reivindicações dos alunos em relação à cidade:
- melhorar o transporte público
- investir em esportes
- aumentar o número de bibliotecas e de creches
- criar ciclovias


"É muito bom as crianças poderem participar de uma coisa que antes era tarefa apenas de adultos. Os representantes têm a oportunidade de falar pela escola, apontando as necessidades levantadas pelo restante das crianças, não só para a escola mas também para o bairro.

Texto coletivo - 5º Ano B
Março / 2014

EMEIEF Martia da Graça de Souza




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