DICARTES - Dicas de Arte

Colocaremos aqui algumas idéias de ARTES manuais elaboradas à partir de produtos simples, transformando-os em suas OBRAS DE ARTE, personalizadas e feitas por você.


COMO FAZER INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SUCATA



Neste vídeo veja um aluno construindo instrumentos musicais com restos e coisas, sucata.

Esperamos que inspire você a construir o seu próprio instrumento.

Como Pintar com Aquarela (Iniciantes)

Uma boa maneira de aprender a pintar com aquarela é começar com os lápis aquareláveis. Quando estiver confortável com eles, comece a usar as tintas como Pablo Picasso rapidinho (ou outro pintor que você admira). Nem toda pincelada sairá exatamente como você imaginou mas, algumas vezes (acredite se quiser), podem deixar seu trabalho uma bela obra de arte.
Paint With Watercolors as a Novice Step 1.jpg

1- Use o lápis aquarelável para colorir seu desenho ou sua cópia. Varie a profundidade de cor sombreando áreas que estão "levantadas". Por exemplo, desenhe uma pétala de flor ou folha (pressionando bem o lápis em algumas áreas e menos em outras).

Paint With Watercolors as a Novice Step 2.jpg

2- Use um lápis aquarelável escuro preto, marrom, roxo, entre outros para criar as sombras (como as projetadas por árvores).
Paint With Watercolors as a Novice Step 3.jpg

3- Depois que a figura estiver colorida, molhe seu pincel em água limpa e pincele ou somente encoste o pincel no papel sobre as áreas coloridas. Você também pode usar um pincel especial com reservatório de água, que passa por uma válvula para a ponta de náilon.

Paint With Watercolors as a Novice Step 4.jpg
4- Faça experiências com o lápis, principalmente se essa for a sua primeira vez com eles. Comece pintando desenhos pequenos, como insetos, uma flor solitária ou algo que você pode observar em sua frente. Use um sapato ou um pedaço de fruta para estudar profundidade de cor. Qualquer coisa pode ser um objeto de arte.
Paint With Watercolors as a Novice Step 5.jpg
5- Use menos água no pincel se quiser cores mais vivas. Para cores pálidas, use mais água.
Paint With Watercolors as a Novice Step 6.jpg


  1. 6- Pegue copos ou pires limpos. Raspe a ponta do pincel de aquarela no copo até ficar com alguns farelos no fundo. Use um copo diferente para cada cor: amarelo, vermelho e azul. Adicione algumas gotas de água e mexa com um palito até dissolver completamente o pó. Você criou copos de corante aquarelado líquido! E nem precisou comprar um jogo diferente de tinta aquarela para fazer isso. Faça corantes bem fortes, eles desbotam quando secam. Um centímetro de altura de líquido grosso é transparente e muito mais escuro do que a mesma consistência de tinta em uma camada bem fina.
    • Use papel para aquarela preso com fita adesiva nos quatro lados ou um bloco para aquarela. Use um pincel grande e largo ou um pincel de espuma para cobrir o papel com água limpa. Deixe secar até que o brilho desapareça, mas ainda esteja úmido.
    • Comece a pintar em áreas aleatórias. Deixe as cores se misturarem no papel. Você está criando uma pintura abstrata que pode servir de fundo para uma imagem mais detalhada depois.
    • Veja quais cores surgem quando as cores primárias se combinam. Alguns amarelos e azuis produzem marrom em vez de verde; alguns vermelhos e azuis fazem cinza em vez de roxo. Isso acontece se o amarelo ou vermelho puxarem para o laranja e a mistura tiver, na verdade, todas as cores primárias. Se quiser as melhores cores secundárias vivas, escolha um azul esverdeado e um amarelo-limão bem frio como tom verde, um azul e um vermelho arroxeados como tons roxos fortes. O rosa-choque produz ótimos roxos misturado com azuis arroxeados. Praticamente todos os amarelos e vermelhos produzem bons laranjas, mas a cor pode puxar para o marrom se o amarelo for muito esverdeado ou se o vermelho puxar muito para o roxo. O rosa-choque às vezes produz laranja vivo.
    • Tente pingar gotas de cores fortes em cores claras para ver o que acontece quando elas se espalham. Pingue água ou tinta muito diluída em uma faixa molhada de cor escura, as gotas produzirão uma "flor". Isso pode ser um problema, em arte representativa, por exemplo, ou uma benção, pois é uma boa forma de criar formas para barreiras de corais e alguns tipos de flores ou de copas de árvores.
    • Experimente técnicas de úmido sobre úmido e úmido sobre seco. Escreva tudo o que fez no papel para aquarela, como faria em qualquer papel normal. O que acontecer por acidente nele é algo que você pode usar deliberadamente depois para criar céus azuis com delicadas nuvens rosa nele, árvores no fundo com bordas claras que se desvanecem formando uma névoa, detalhes úmidos sobre detalhes secos escritos no fundo.
    • Depois que a sua folha de testes estiver pronta e bem colorida, deixe-a secar e rabisque nela com uma caneta preta, desenhando o que as formas inspirarem. Você terá um projeto de arte criativa maravilho e aprenderá muito sobre pintura molhada sobre molhada.
  2. 7- Repita esse exercício com técnicas de úmido sobre seco ou colorindo as áreas coloridas. Pinte uma camada fina de uma cor diluída em água e "aplique" outras cores sobre ela. Incline o papel para deixar gotas escorrerem ou para derramar uma cor escura. Corte formas de fita crepe, cole sobre as áreas que quiser manter brancas e retire quando acabar de pintar.
    • Desenhe ou contorne algo na folha de testes. Pinte ao redor da parte de fora, evitando a parte de dentro da pintura. O efeito fica bem legal, especialmente se você usar uma forma complexa, como uma árvore com folhas ou um desenho elaborado.
    • Pinte um área de uma cor, como rosa, e deixe secar. Passe uma camada fina de água amarela, técnica chamada de glaze, para ver como fica em comparação com uma área onde você misturou o rosa e o amarelo antes de pintar. A técnica de glaze é muito útil.
  3. 8- Leia artigos na internet sobre pintura com aquarela e assista vídeos que mostram o processo da pintura. Tente fazer o que é ensinado nessas aulas, há vários vídeos gratuitos bons no Youtube e outros lugares. Pegue livros na biblioteca sobre a técnica a e tente praticar os exemplos mostrados neles. Um assunto relacionado interessante é o Sumi-E, ou pintura com tinta japonesa – as técnicas clássicas japonesas funcionam bem com aquarela e produzem vários belos efeitos.                                                                 9- Se divirta e interaja com outros aquarelistas! Depois que tiver terminado alguns exercícios, você não será o mais novo principiante no grupo. Alguém pode pedir ajuda em alguma questão que você já dominou. Os pintores mais adiantados muitas vezes ficarão felizes em ajudar depois que você começar a interagir com eles na internet ou na vida real. Há aulas em centros culturais comunitários e oficinas pagas. Comece nas aulas para iniciantes e vá avançando conforme aprender a técnica.
    • Tenha em mente que a pintura em aquarela é considerada a mais difícil por muitos artistas profissionais e não desanime com a falta de controle sobre os efeitos – bons artistas aprendem a deixar a tinta fazer boa parte do trabalho e apreciam a espontaneidade e resultados inesperados.
    • Não tenha medo de combinar a aquarela com outros materiais, como giz pastel, lápis pastel, lápis de cor, giz pastel oleoso ou tinta acrílica. A aquarela é um elemento poderoso para obras mistas. Uma pintura fracassada ou uma folha de teste com papel bom e aquarela podem ser a base para uma obra com técnicas mistas fabulosa.
Extraído daqui.


Fazendo um HELICÓPTERO com produtos do dia-a-dia.


DIY Chidren's Crafts - Make a helicopter out of plastic straws, ping pong ball, pin, and plastic bottle. Fun craft activity for kids. - Tutorial...

EMEIEF Maria da Graça de Souza

****************************

Nenhum comentário: